Relatorio Fisica III
Qualquer corpo material é composto de uma quantidade muito grande de átomos e, por consequência, por um número indeterminado de partículas subatômicas denominadas de prótons, elétrons e nêutrons. Neste trabalho realizamos um estudo introdutório da eletrostática, onde a mesma é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso.
Matérias utilizados
- Palito de churrasco
- canudo
- massa de modelar
- celulose
DESENVOLVIMENTO
A eletrização por atrito consiste em friccionar dois objetos formados por substâncias diferentes e inicialmente neutros, no caso o que foi realizado com o papel e o canudo no experimento, ao final do processo, cada corpo ficará carregado eletricamente com cargas opostas, ou seja, um corpo cede elétrons enquanto o outro os recebe. O canudo recebe elétrons do papel
Procedimento:
Através de fricção, eletrizamos uma das pontas do canudo com a celulose, logo em seguida equilibramos o canudo atritado em cima do palito de churrasco e aproximamos nossa mão.
O que resultou no processo de Eletrização por indução cujo o canudo foi atraído pela mão, único processo do qual não necessita de contato entre os corpos, consiste em aproximar um corpo carregado a outro inicialmente neutro, esse processo faz com que as cargas, em equilíbrio, presentes no corpo neutro, sejam separadas conforme o sinal da carga do corpo indutor.
Em seguida, Através de fricção, eletrizamos novamente uma das pontas do canudo com a celulose, logo em seguida equilibramos o canudo atritado em cima do palito de churrasco, e aproximamos um outro canudo que não havia sido eletrizado.
O que também resultou em um processo de eletrização por indução, porém o canudo atritado ao invés de ser atraído foi repelido.
Portanto, mudando o equilíbrio existente inicialmente, o corpo se comporta de maneira diferente próximo a outro corpo podendo atrair ou repelir conforme a Lei de Du Fay propõe.
Conclusão
Observamos neste experimento que