Relatorio Fisica - Cinemática usando Colchao de Ar
CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA QUÍMICA
EXPERIENCIA 3: Estudo de cinemática utilizando colchão de ar
ANA PRISCILA RIBEIRO
DÂMARIS MACIEL
MARWYN GOMES
São Mateus
2014
INTRODUÇAO
O movimento em que o corpo segue uma trajetória em linha reta é chamado de Movimento retilíneo. Na reta situamos uma origem “O”, onde estará um observador que medirá a posição do móvel x no instante t. E usando as coordenadas cartesianas, as posições serão positivas se o móvel estiver à direita da origem e negativas se estiver à esquerda da origem. Existem duas variações desse tipo de movimento: o movimento retilíneo uniforme ou movimento retilíneo uniformemente variado.
Um movimento retilíneo uniforme é aquele cuja velocidade é constante, por tanto, a aceleração é zero. A posição x do móvel no instante t pode ser calculada pela equação 1: x = x0 + v.t (1)
Um movimento uniformemente variado é aquele cuja aceleração é constante. Dada a aceleração pode-se obter a variação de velocidade V - V0 entre os instantes t0 e t, mediante integração, ou graficamente.
Dada a velocidade em função do tempo, obtemos o deslocamento X-X0 do móvel entre os instantes t0 e t, graficamente (área de um retângulo + área de um triângulo), ou integrando x – x0 = v0.(t – t0) + 1.a.(t – t0)2 (2) 2
Figura 1: área de um gráfico velocidade x tempo em MRUV
Colocando t em evidencia e o substituindo na equação 2 podemos ter uma nova equação, a equação 3, que relaciona a velocidade V com o deslocamento Δx. v2 = v02 + 2.a.(x – x0) (3)
Para a análise experimental pode-se utilizar um trilho acoplado a um colchão de ar, que é o tipo de equipamento projetado para minimizar as forças de atrito, fazendo com que o corpo se desloque sobre um jato de ar comprimido, o que elimina o contato direto entre o corpo e a