Redes de Computadores
Componentes Ativos: São os equipamentos eletrônicos que permitem a transmissão de dados entre eles.
Componentes Passivos: É o meio físico pelo qual os dados são transmitidos, compostos por cabos, tubulações e os componentes de conexão.
Um projeto de cabeamento estruturado deve seguir as normas EIA/TIA
A principal vantagem do EIA/TIA está em sua publicação como um padrão aberto que não contém a marca de qualquer fornecedor, ou seja, você pode escolher um cabo que obedece a uma categoria específica deste padrão que terá várias opções de fornecedores.
1. Cabeamento Estruturado
Em uma rede utilizando cabeamento estruturado é necessário que a mesma apresente características flexíveis, principalmente no que diz respeito às mudanças diversas que ocorrem freqüentemente com qualquer rede local e também suporte as inovações tecnológicas à que as redes locais estão sujeitas. Entende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infra-estrutura que permita evolução e flexibilidade para serviços de telecomunicações, sejam de voz, dados, imagens, sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação).
Deve-se considerar também a quantidade e complexidade destes sistemas, é imprescindível a implementação de um sistema que satisfaça às necessidades iniciais e futuras em telecomunicações e que garanta a possibilidade de reconfiguração ou mudanças imediatas, sem a necessidade de obras civis adicionais.
Um sistema de cabeamento estruturado consiste de um conjunto de produtos de conectividade empregado de acordo com regras específicas de engenharia cujas características principais são:
Arquitetura aberta
Meio de transmissão e disposição física padronizados
Aderência a padrões internacionais
Projeto e instalação sistematizados
Esse sistema integra diversos meios de transmissão (cabos