artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença generalizada do tecido conjuntivo, envolvendo as estruturas extra-articulares, assim como as articulações. (GOLDING,Douglas N.)
Existem três tipos de articulações em nosso organismo: (1) sinartrodiais; (2) anfiartrodiais, e (3) diartrodiais ou sinoviais. As duas primeiras são formadas por tecido fibrocartilaginosos e são dotados de pouca mobilidade. É o caso, por exemplo da sínfise púbica e dos discos intervertebrais. Já as articulações diartrodiais são encontradas geralmente unindo os ossos longos e apresentam grande mobilidade. O tecido inflamatório sinovial em proliferação é chamado de “Pannus”, é uma espécie de ‘’manto’’ que recobre as estruturas intra-articulares e que , pode estar cronicamente inflamado e lesa por contiguidade os tecidos vizinhos, no caso a cartilagem articular e o tecido ósseo subjacente. A destruição final da cartilagem, dos ossos, dos ligamentos e dos tendões, resulta, provavelmente, da produção local de diversas enzimas como é o caso da colagenase, produzida na interfase do pannus com a cartilagem. (SATO,Emilia )
A artrite reumatoide é uma doença de patogênese complexa e multifatorial, com participação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. tais como o tabagismo que é considerado um fator de risco importante não somente para o aparecimento da doença como também relacionado a sua gravidade. E também existe um fator ambiental que serve como ‘’gatilho’’ para iniciar o processo inflamatório, evidenciando agente infecciosos como vírus e bactérias que liberam antígenos que estimulam de forma exagerada o sistema imunológico de um individuo pré disposto levando ao completo descontrole do processo imune. ( MOREIRA,Caio e Marco Antonio P. Carvalho)
Uma vez iniciado a hiperativação imunológica não pára mais, ela começa pela ativação e migração para a sinóvia dos linfócitos CD4+ que atraem e ativa macrófagos e linfocitos B. O resultado é a produção e liberação desordena de