Homem,Cultura e Sociedade
Henrique,Maria Cleide,Raimundo
Júnior,Saraline de Assis.
Profª,Msc.Dranda:Maria das Neves
Feira de Santana-Ba
Amido Resistente
(Carboidrato)
.
O amido apresenta grande importância nutricional e industrial. Encontra-se amplamente distribuído em diversas espécies vegetais, como carboidrato de reserva,sendo abundante em grãos de cereais,raízes e tubérculos. É a fonte mais importante de carboidratos na alimentação humana, representando 80-90%de todos os polissacarídeos da dieta, e o principal responsável pelas propriedades tecnológicas que caracterizam grande parte dos produtos processados.
Classificação
Podemos classificar os carboidratos de duas formas.Temos a classificação de acordo com a estrutura química,ou seja, de acordo com o tamanho da cadeia e a classificação nutricional, diretamente relacionada com a digestão. Dentro da classificação nutricional, dividimos os carboidratos de acordo com a digestibilidade.
Existem os carboidratos que são rapidamente digeríveis, a ação enzimática que resulta em glicose inicia-se na boca e estende-se até o início do intestino delgado; os lentamente digeríveis, nos quais a ação enzimática ocorre ao longo de todo o intestino delgado; e os resistentes à ação enzimática, ou seja, os resistentes à digestão.Os carboidratos resistentes à digestão, as fibras solúveis e insolúveis e os celulósicos, podem ser fermentados no intestino grosso pelas bactérias que compõem a flora intestinal, por isso são chamados de alimento prebiótico.
Dentro dos carboidratos fermentáveis, existem diferenças quanto ao tempo de fermentação.Os de fermentação rápida,são os carboidratos que, ao atingirem o cólon, são rapidamente fermentados pelas bactérias, gerando muitos gases e um grande desconforto para os indivíduos. Já os de fermentação lenta,também serão fermentados pelas bactérias, porém ao longo de todo o intestino grosso, a produção de