Sondagem dos Solos
Aluno: Bruno Moreno Chagas da Conceição
Curso: Edificações
Matéria: Mecânica dos Solos
Professor: Claudio
Índice:
1. Mecânica dos Solos
2. Exame dos solos
2.1 Técnicas utilizadas
2.2 O mais utilizado e suas vantagens e desvantagens
3. Tipos de solos encontrados
4. Solo propício para Fundição
5. Conclusão
1 – Mecânica dos Solos
Solos são materiais resultantes da decomposição das rochas pela ação de agentes de intemperismo.
Para fins de pavimentação considera-se como solo, todo material inconsolidado ou parcialmente consolidado, inorgânico ou não, que possa ser escavado sem o emprego de técnicas especiais, como por exemplo, explosivos.
Objetivo do estudo dos solos para a construção:
– Conhecer a totalidade de suas propriedades físicas e químicas, pois é com os solos e sobre os solos que são construídos os pavimentos
– como o conhecimento dessa totalidade de propriedades é caro e demorado, procuram-se inferir tais propriedades a partir de outras mais simples, mais gerais e mais facilmente determináveis, denominadas propriedades índices.
2 – Exame dos Solos:
Muitas vezes o aspecto de um solo leva o técnico a considerá-lo firme. No entanto, um exame mais cuidadoso pode mostrar tratar-se de solo altamente compressível, exigindo consolidação prévia. Este exame denomina-se sondagem e tem por finalidade verificar a natureza do solo, a espessura das diversas camadas, a profundidade e a extensão da camada mais resistente que deverá receber as cargas da construção, e determinar o tipo da estrutura de fundação a ser especificada.
2.1 Técnicas Utilizadas
2.1.3 – Granulometria
É um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência.
O principal objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva.