eletrica
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
UBERABA – MG
2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Trabalho apresentado à Universidade de
Uberaba, como parte das exigências disciplina de FENÔMENOS FÍSICOS
E QUIMICOS E SUAS APLICAÇÕES
II do terceiro semestre dos cursos de
Engenharia Elétrica.
UBERABA – MG
2014
2
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
1. OBJETIVOS
Estudar o movimento retilíneo uniforme em condições que se aproximam de um sistema sem atrito, verificar a variação do movimento em determinadas tomadas de tempo, obtendo seus respectivos dados. Fazer a análise cinemática e dinâmica dos dados observados e relacioná - los, obter experimentalmente as equações de movimento de um corpo a ele submetido, aprender e compreender conceitos físicos e matemáticos que são de suma importância para o conhecimento de um engenheiro, como o conceito de movimento e sua análise que é indispensavelmente importante para a ciência.
Utilizar conceitos para construção de gráficos e compreensão das figuras formadas por eles. 2. CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
Quando a velocidade de um automóvel aumenta este possui um movimento acelerado.
Mas, como no movimento retilíneo uniforme a velocidade é constante, a aceleração é nula (a = 0), ou seja, não se altera no decorrer do tempo e o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempos iguais.
3
De acordo com a 2ª Lei de Newton, é possível medir a aceleração de um corpo se deste mesmo for conhecida a massa e a força resultante aplicada seguindo a expressão: Onde “m” é a massa do corpo e “a” é a aceleração.
Note que quando a força resultante é nula então não há aceleração e o corpo está em um movimento retilíneo uniforme (MUV) sem a ação de forças (1º Lei de Newton – Lei da Inércia).
3. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES NECESSÁRIOS
Trilho de ar;
Cronômetro digital com fonte DC (0-12V);
Sensores Start e Stop com suporte fixador;