Relatorio final filosofia aplicada ao serviço social
Os estudos para a realização dessa atividade prática supervisionada tiveram como objetivo levar o aluno a compreender a finalidade da Filosofia dentro do Serviço Social e como as grandes correntes filosóficas contribuíram ao longo dos séculos para o desenvolvimento da humanidade. A partir dos questionamentos colocados nessa ATPS, chegamos à conclusão de que a evolução constante traz uma série de benefícios e também de malefícios, por isso a filosofia é extremamente necessária nos dias atuais, tanto quanto foi no início da sociedade moderna, porque sem perguntas não há respostas.
O ser humano se tornou questionador da própria história. O desejo de ir sempre além de tudo que é explicado e comprovado cientificamente é uma necessidade da vida e isto o leva a descobrir que o novo é a motivação que o anima. A filosofia se encarrega e contribui com a sociedade nessa descoberta, aplicada ao serviço social, ela constantemente responde a questões sociais com intuito de contribuir com a melhoria da evolução social por completo. A sociedade é muito complexa e para cada situação há sempre uma explicação científica ou filosófica. Atualmente as práticas humanas estão voltadas para a ciência, onde tudo deve ser comprovado, predominando o fazer e o conhecer, onde quem tem o conhecimento científico se sobressai dos demais.
A filosofia se torna um elo de equilíbrio na sociedade procurando compreender as necessidades e mudanças no ambiente social e consequentemente desenvolvendo um trabalho dentro da ética e da cidadania, transformando o ser humano que evolui no pensar e no agir, se tornando cada vez mais crítico, com a consciência das limitações intelectuais é possível chegar ao ponto de estudo em que tudo muda, tudo passa e nada é para sempre.
A filosofia perde espaço para tecnologia, que tem a habilidade da prontidão e da rapidez, acostumando o cérebro humano ao excesso de atividades. São pequenos objetos portáteis, os mais cômodos e perigosos para a mente