Atividade de filosofia
Universidade Anhanguera- UNIDERP.
Curso: Serviço Social.
Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Curso: Serviço Social.
Período: 2º
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Barra do Corda- MA
2012
Universidade Anhanguera- UNIDERP.
Curso: Serviço Social.
Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Relatório Final das etapas da ATPS
A filosofia sempre esteve relacionada com o ser humano e sua relação com o mundo, pois ela tenta em sua essência buscar diversas explicações para a humanidade como forma de conhecimento em quesitos como: mito, religião, arte entre outros. As concepções filosóficas que estão presentes nas práticas humanas atualmente e nas praticas sociais tem referência cientifica e a dialética. Na referencia cientifica o homem é uma realidade natural, portador de uma razão natural e podem ser explicadas pelas mesmas leis naturais que explicam toda a natureza, leis esta que determinam a maneira de ser e de se desenvolver. A educação nesta concepção é laica e cientifica. Na concepção histórica-social o homem é um ser natural e histórico, determinado pelas condições objetivas da existência, incluindo nas condições de classe social a qual pertence.
O conhecimento é interacionista, dialético, resulta da relação entre o sujeito e o objeto. O sujeito que percebe no mundo do objeto e o objeto só tem significado a partir do sujeito.
Na perspectiva histórica-social afirma que a educação unida com as demais forças sociais, poderão criar condições necessárias para transformar o mundo em que o homem vive. Em nossa definição dizemos que a educação deve levar o indivíduo a ser um homem moral, e isso acontecerá quando priorizarmos a formação no lugar da informação. Quando colocarmos a teoria e a prática a serviço da educação integral do ser.
A filosofia assim como o Serviço Social estuda as relações sociais, ambas veem os homens iguais,