Relatorio Experimento 1 2015
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE PRÁTICA LABORATORIAL PARA DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE REYNOLDS
Gustavo Leal
Laboratório de Mecânica dos Fluidos
Prof. Ms. Janduir Silva de Freitas Filho
Porto Velho, 06 de Março de 2015
1. INTRODUÇÃO
O número de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais. O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro irlandês. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade.
A importância fundamental do número de Reynolds é a possibilidade de se avaliar a estabilidade do fluxo podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar ou turbulenta. Com isso, podem-se realizar os dimensionamentos industriais e optar por materiais mais adequados para cada processo.
2. OBJETIVOS
2.2. Objetivo Geral
Esta prática tem por objetivo observar, classificar e distinguir os tipos de escoamentos em laminar, transitório e turbulento. Para tal classificação, calculou-se o número de Reynolds através de características físicas do fluido, água, tais como a velocidade de escoamento, a massa específica e a viscosidade dinâmica do mesmo, além do diâmetro do tubo utilizado.
2.3. Objetivos Específicos
Visualização do padrão de escoamento através de tubo transparente com auxílio de fluido colorido e água;
Comparação dos tipos de escoamento, a partir das vazões e velocidades medidas no laboratório.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Em 1883 Osborne Reynolds realizou um experimento que mostrou a existência de dois tipos de escoamento: “o primeiro onde os elementos do fluido seguem-se ao longo de linhas de movimento e que vão da maneira mais direta possível ao seu destino, e outro em que se movem em trajetórias sinuosas da