ENGENHARIA CIVIL Relat Rio Qu Mica 02
RELATÓRIO SOBRE MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
MARTA DA SIVA BARBOSA
FEIRA DE SANTANA – BA, BRASIL
2015
ENGENHARIA CIVIL
MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
MARTA DA SILVA BARBOSA
RELATÓRIO REFERNTE À PRÁTICA EM LABORATÓRIO SOBRE: MEDIDAS DE VOLUME E MASSA.
CURSO: ENGENHARIA CIVIL.
DISCIPLINA: QUÍMICA TECNOLÓGICA. TUMA: ÚNICA MATUTINA
SEMESTRE: 1 .
PROFESSORA: FERNANDA MANSANI
DATA DE EXECUÇÃO: 04/04/2015
FEIRA DE SANTANA-BA
2015
SUMÁRIO
1: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1: OBJETIVO
1.2: MATERIAIS E REAGENTES
1.3: PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1.4: RESULTADO
1.5DISCUSSÃO
1.6: CONCLUSÃO
1.7 BIBLIOGRAFIA
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para medir volumes de líquidos usam-se diversos instrumentos, consoante o rigor a observar e o volume da amostra. Para medições rigorosas usam-se pipetas, buretas ou balões volumétricos, já para medições menos rigorosas utilizam-se as provetas. Qualquer um destes instrumentos tem inscritas algumas informações importantes, tais como: Volume máximo (capacidade); Graduação da sua escala, normalmente em mililitros; Tolerância (limite máximo do erro); Traço de referência, no caso de pipetas ou balões volumétricos; Temperatura de calibração (temperatura a que deve ser feita a medição e que é, normalmente, 20˚C). Também pode ter erros de calibração imperfeita do aparelho e erros de paralaxe.
1.1 OBJETIVO
Conhecer os equipamentos, materiais e as técnicas de medidas de volume utilizadas em laboratório de Química. Manipular corretamente as vidrarias, Aprendizado de técnicas de pesagem da água e perceber a importância da exatidão e precisão nas medições científicas e a diferença entre eles e aprender a calcular o desvio padrão em torno da média e para o valor real.
1.2 MATERIAIS E REAGENTES
Para fazer a apresentação de alguns dos equipamentos e vidrarias bem como a realização dos procedimentos de medidas de volume e massa foram utilizados os