relatorio escala cinquenta milesimal
“MANIPULAÇÃO DE MEDICAMENTO
HOMEOPÁTICO NA ESCALA
CINQUENTA MILESIMAL”
I- Introdução Nesta aula prática, preparou-se uma forma farmacêutica derivada líquida, que representa o resultado do processo de dinamização a princípio do método hahnemanniano para a escala cinquenta milesimal, a partir da Phosphorus 7 LM. Que emprega a sacarose para a fase sólida da técnica, e etanol para a fase liquida.
A droga Phosphorus é um remédio homeopático usado para tratar problemas circulatórios, como mãos frias ou membros excessivamente quentes. É muito útil para o medo e a ansiedade que provocam stress, insônia e cansaço. É também um bom remédio para tratar problemas digestivos, como náuseas e vômitos devido a intoxicações ou nervos.
Neste caso, a diluição foi feita na escala 1/50 mil, ou seja, uma parte de insumo ativo para 49.999 mil partes de insumo inerte. Para as três primeiras dinamizações usou-se etanol com mesmo teor alcoólico que a tintura mãe, 65%, para que não ocorra a quebra da estabilidade da solução. Para as diluições intermediarias usou-se o etanol com o teor alcoólico de 70%, essa mudança no etanol acontece pois os microglóbulos são extremamente solúveis em água. Para a última diluição (para despachar), usou-se etanol 70%, pelo mesmo motivo.
No Brasil, usa-se o símbolo LM, por que o L significa 50 (algarismos romanos) e o M de mil. Na obra de doutrina do GEHSP Benoit Mure, é citado que a introdução das LM no Brasil se deu por intermédio do Dr. George W. Galvão Nogueira em 1980, tendo sido distribuídas em algumas farmácias homeopáticas potências por ele trazidas do México. Nela é referido que por haver uma relação muito maior do medicamento e o meio de diluição, as sucussões devem determinar em um desenvolvimento muito maior da força medicamentosa.
II- Objetivo
Preparar 20 ml usando a tintura mãe Phosphorus 5LM (i.a.) e Etanol (i.i) na escala cinquenta milesimal 7LM.
III- Materiais e reagentes
Materiais: