Medicamento Homeopático
Definição de Homeopatia:
Sistema terapêutico em que os doentes são tratados com medicamentos que produzem os mesmos sintomas da doença; Uma abordagem baseada na doutrina Similia similibus curantur. É uma forma especializada de tratar pessoas e animais ajudando o organismo a se recuperar, por si mesmo, a saúde debilitada e perdida, usando remédios simples.
Derivada da palavra grega homoios, que significa “semelhante”; A homeopatia vê os sintomas como uma reação contra a doença e procura estimular essa reação ao invés de suprimi-la. Essencialmente um processo de cura natural, a homeopatia emprega remédios que ajudam o paciente a recuperar a saúde estimulando o poder de cura do próprio organismo tratando o paciente. Os medicamentos têm capacidade de produzir os mesmos sintomas apresentados pela pessoa que sofre – “A lei dos semelhantes”.
Origem da Homeopatia:
Centenas de anos depois de Hipócrates, na Europa do século XVI, Teophrastus Bombastus Von Hoheinhem, também conhecido como Paracelso resgatou os méritos do tratamento dos semelhantes pelos semelhantes. Somente no século XVIII, entretanto, os princípios básicos foram formalizados em um verdadeiro sistema de medicina por Samuel Hahenemann.
O fundador deste sistema foi o médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755 – 1843), filho de um pintor das famosas cerâmicas de Meissen. Formado em medicina pela Universidade de Erlandgen, em 1779, exerceu a profissão por vários anos, antes de desiludir-se com os tratamentos médicos brutais e duvidosos daqueles tempos. Em função disso desistiu de praticar a medicina, começou a estudar química e sustentava-se modestamente com seus escritos e traduções. Até voltar à prática da medicina, já com o enfoque homeopático.
Hahnemann descobriu pelos seus estudos em 1796, que “o semelhante cura o semelhante”, a primeira lei do tratamento que passou a desenvolver. As outras leis que regem a Homeopatia envolvem a experimentação de doses mínimas de