relatorio do fime imagens do invisivel
FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES – FIC
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
RELATÓRIO DO FILME (IMAGENS DO INVISIVEL)
WASHINGTON LUIZ R. DE SOUZA.
Nº110280-0
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
PROFESSORA: MARIA JOSÉ
RIO DE JANEIRO 2013 O FILME IMAGENS DO INVISIVEL
No início do filme, o teatro ou a peça ilustra a identidade lúdica do Surdo, onde as cores da cultura do figurino mostram representações e características únicas de sentimento com danças e gestos baseadas no mundo dos sentidos. Os pontos são as cores que marcam o caráter do artista, no qual a entrega e a dedicação fazem que cada papel individual, ganhe mais a coletividade reconhecida, não por unidades de talentos, mas por um grupo que se esforça para destacar-se entre o mundo dos silêncios e dos sons.
Ao iniciar a peça, começa com um drama e suspense, e o fundo musical toca, ao rodar a cena, mostra a personagem triste e sentada com uma vestimenta negra, mostrando um isolamento do mundo que a rodeia, ou seja, o contato do sentir, conhecer, entre outros. Durante certo tempo aprisionado, preconceitos começam a ocorrer, pois diante dessa exposição sua identidade e cultura tornam-se estranhas. Mas em um dado momento, uma luz aparece sobre a personagem e tudo ao redor passa a ter sentido, ou seja, sua aparência visual é outra porque antes vivia em uma escuridão.
Um personagem surge, no entanto ao se levantar, a outra é envolvida de cores “vermelhas representadas pela vida” e o “branco representado pela pureza”. Dali em diante um ciclo de paz é instalados e máscaras de sofrimento que as cercava de preconceito são retiradas. Isto é, a liberdade é expressa sem opressão e transmitida na linguagem como acessório primordial para o desenvolvimento