Concreto com Borracha
Reis, L. C.¹; Duarte, M. C. R.²; Silva, A. J. P.³
¹ Luciano Carneiro Reis – Bolsista CNPq – IFMA; ²Ms. Maria do Carmo Rodrigues Duarte – Coorientadora - IFMA, ³Prof.º Dr. Antônio Jorge PArga da Silva – Doutor Adjunto – IFMA.
¹ lucianobmx@gmail.com, ² duarte@ifma.edu.br, ³ Parga@ifma.edu.br.
RESUMO
Este projeto visa dar continuidade ao projeto "REUTILIZAÇÃO DE PNEUS COMO OBRAS DE SANEAMENTO EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS DE SÃO LUIS-MA” que estava sendo desenvolvido pelo bolsista Márcio Vagno Sipião de Sousa do Curso de Licenciatura em Construção Civil (curso extinto) no período de 2006 a 2007 e será complementado pelo projeto "ESTUDO LABORATORIAL DE ARGAMASSAS COM RASPAS DE PNEUS INSERVÍVEIS PARA APLICAÇÃO EM MELHORIAS SANITÁRIAS EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS DE SÃO LUÍS/MA" que será executado ao mesmo tempo por outro bolsista do Curso de Engenharia Civil. Serão determinados parâmetros de segurança através de otimização de formulações (traços) dos concretos em que o cimento será misturado com raspas e pó de pneus inservíveis e agregado graúdo em laboratório. Os corpos de provas de concreto e raspas de pneus inservíveis serão moldados com traços entre 1:2:3, 1:2:2, 1:2:4, 1:1:2, 1:2:3 e depois passarão pelos ensaios mecânicos observando as propriedades mecânicas inerentes aos concretos para determinação do melhor traço para construção de obras sanitárias: fossa séptica e filtro anaeróbio, os mesmos resultados também poderão ser aplicados em outras obras civis como pavimentação e alvenarias não estruturais.
Palavras chave: Concreto, Pneus inservíveis, agregados miúdos, obras civis.
INTRODUÇÃO
Com toda a tecnologia avançada, o mundo ainda não conseguiu se livrar eficientemente dos resíduos sólidos gerados no dia a dia. Países desenvolvidos estão optando pelo Princípio dos 3Rs: redução, reutilização e