Relatorio Dibenzalcetona
Objetivo Sintetizar a dibenzalcetona em reação de condensação aldólica, purifica-la e caracterizá-la pelo ponto de fusão.
Parte Experimental Material Utilizados
- Chapa de aquecimento
- Erlenmeyer
- Suporte Universal
- Bastão de Vidro
- Garra de metal
- Papel filtro
- Funil de Buchner
- Agitador magnético (peixinho)
-Proveta
-Pipeta Reagentes Utilizados
- NaOH
- Água destilada
- Etanol
- Benzaldeído
- Acetona
Procedimento Em um frasco de erlenmeyer 250 ml foram colocados 2,8 g (0,07 mol) de NaOH em 25 ml de água destilada e 20 ml de etanol. Com agitação foram adicionados a essa solução 3,05 ml (0,03 mol) de benzaldeído e 0,95 ml (0,013 mol) de acetona. A solução foi agitada por 30 minutos, mantendo a temperatura entre 20-25°C, foi utilizado banho de H2O gelado. O passo seguinte foi filtrar o sólido obtido com papel filtro e lavá-lo com água gelada para que o excesso de base fosse removido. A purificação da solução foi necessária para a recristalização em etanol. Após a recristalização, foram filtrados novamente ,com papel filtro, os cristais obtidos e lavados com etanol gelado. Foram deixados ao ar, para secar, para que o sólido possa ser caracterizado pelo ponto de fusão.
Resultados e discussões Na primeira etapa ocorre o ataque da base no hidrogênio α da acetona , formando o íon enolato. Na segunda etapa o íon enolato ataca o carbono da carbonila do benzaldeído rompendo a ligação dupla do carbono oxigênio e deixa o oxigênio com uma carga negativa. Essa carga negativa do oxigênio irá atacar o hidrogênio da molécula de água formando