Relatorio de vidros
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ENGENHARIA CIVIL
CLEYTON TEIXEIRA
GUSTAVO TONETI
MATHEUS MORAES
RELATÓRIO - AULA PRÁTICA
TESTE ESCOAMENTO DO FERRO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
CURITIBA
2014
1. INTRODUÇÃO Desde que o aço começou a ser utilizado na construção civil em meados do século XVII, tem permitido que arquitetos, engenheiros e construtores criem soluções eficientes e de alta qualidade. Entre as vantagens do uso do aço, está a liberdade no projeto de arquitetura, maior área útil, flexibilidade e compatibilidade com outros materiais. Atualmente, é quase impossível não utilizar ferro na construção civil.
2. ATIVIDADES REALIZADAS
Para realização dos testes de tensão de escoamento do aço, no canteiro de obras, cortamos um vergalhão CA50 10mm em mais ou menos um metro com o auxilio da guilhotina. Após isso, nos dirigimos até a sala de ensaio de tração e pusemos a amostra no extensômetro mecânico e, antes de ligar a máquina, fizemos duas graduações de 15 cm com o paquímetro para sabermos o quanto se deformou. Para chegar ao rompimento total, demorou cerca de 10 min e identificamos que o escoamento se deu em 550mPa e refizemos a medição com auxilio do paquímetro, observamos variação de 5mm de comprimento e 2mm de diâmetro na área que houve o rompimento.
3. ANÁLISE DOS RESULTADOS
Acreditamos que o ponto chave desse teste foi identificar que há uma “variação de segurança” até o rompimento total do vergalhão. Já que o fornecedor vende um material em que o escoamento ocorre, em tese, aos 500mPa, mas na verdade há mais um “extra” até a ruptura. Essa taxa de segurança permite que dê tempo de escorar e evacua-lo antes de um possível incidente.