RELATÓRIO DO EXPERIMENTO DE CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE VIDRO
UNESPAR
Química Básica Aplicada:
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO DE CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE VIDRO
Alunos: Raul Fernando Chaves Montiel; Thamiris R. Scremim; Tuany B. Miranda, Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos.
Docente: José Rocha.
Disciplina: Química Básica Aplicada.
PARANAGUÁ - 2012
Abril 09, Ciências Biológicas
1- Introdução
A produção de conhecimento, principalmente cientifica, exige obtenção de dados, informações a fim de que se possam estabelecer relações entre resultados, para serem discutidos e aprimorados. Do mesmo modo são feitos em um laboratório, um local que permite a correta medida e análise experimentais, cálculos e demais funções. Desta maneira no dia 09 de abril de 2011 no laboratório da Universidade Estadual do Paraná – Campus Fafipar, Paranaguá – PR, foi efetuada a experiência da Calibração de Instrumentos de Vidro pelo professor José Rocha que exerce a disciplina de Química para os alunos de Ciências Biológicas.
O processo de calibração, em geral, consiste em duas etapas. A primeira etapa é a descritiva, indicada pelos instrumentos de medição que estão sendo calibrados e os valores correspondentes determinados por padrões. A segunda etapa é conhecida como preditiva, usa-se para prognosticar concentrações para novas amostras. Assim compreende-se que é preciso um padrão para a calibração de certo instrumento.
O balanço de incertezas para cada uma das metodologias é apresentado adotando os modelos matemáticos de E. Batista et al [1].
2- Objetivo
O experimento teve como objetivo analisar a variação do volume da proveta, bureta, pipeta graduada e béquer entre o valor obtido e a sua capacidade real, por razões didáticas.
3- Material e métodos
Utilizaram-se massa fluída H2O; Pipetador ou pêra de sucção, utilizado para auxiliar nos procedimentos de pipetagem; Vasilhas como meio para a pesagem dos líquidos; Balança de precisão para a verificação da massa exata do liquido;