avaliar e calibrar instrumentos de medida
Avaliar e calibrar instrumentos de medida
Disciplina: Química experimental
Professor(a):
AVALIAR E CALIBRAR INSTRUMENTOS DE MEDIDA.
Relatório do curso de graduação em engenharia apresentada a f(nome da faculdade ou universidade),
Como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da professora (nome da professora).
INTRODUÇÃO.
Sabe-se que em um laboratório para estudos de química experimental, algumas regras básicas são atribuídas para que possamos fazer um excelente trabalho e garantir a exatidão dos experimentos propostos em cada prática experimental.
O bom manuseio e uso das vidrarias não remete um bom experimento se estes estiverem com resquícios de outros componentes, anteriormente utilizados, o que poria em risco o acerto no resultado final. Esta questão está fielmente ligada à limpeza e suas técnicas, que é essencial para o bom uso dos frascos volumétricos a serem utilizados.
No experimento nº 02 que compreende este relatório iremos mostrar as analises volumétricas pelos instrumentos de medida, o que mostra uma boa maneira de que através de comparações com diversificados frascos volumétricos sabermos avaliar e até mesmo a possibilidade de calibração dos mesmos.
MATERIAIS E MÉTODOS
É necessário que qualquer pessoa que trabalhe em laboratórios de química analítica saiba distinguir e usar convenientemente cada equipamento volumétrico de modo a reduzir o mínimo o erro nas analises.
Em um laboratório são basicamente dois os tipos de frascos volumétricos disponíveis,a saber: aqueles calibrados para conter um certo volume , o qual , se transferido , não o será totalmente (exibem a sigla TC, to contain,, gravada no vidro) e aqueles calibrados para tranferir um determinado volume (exibem a sigla TD, to deliver, gravada no vidro), dentro de certos limites de precisão.
Qualquer frasco volumétrico