Relatório de Química Experimental - Avaliar e Calibrar Instrumentos de Medida
ENGENHARIA DE PETRÓLEO – ET2M
DOUGLAS JOSÉ DE ALMEIDA LIRA
FELIPE MACHADO PAIVA
LUCAS FERNANDES PEREIRA PINTO
MATEUS BARBOSA PIRES DE OLIVEIRA
Prática n° 2 (05/08/13):
AVALIAR E CALIBRAR INSTRUMENTOS DE MEDIDA
Disciplina: Química Experimental
Professor: Kirlene Salgado Fernandes Penna
VILA VELHA
FEVEREIRO - 2013
DOUGLAS JOSÉ DE ALMEIDA LIRA
FELIPE MACHADO PAIVA
LUCAS FERNANDES PEREIRA PINTO
MATEUS BARBOSA PIRES DE OLIVEIRA
AVALIAR E CALIBRAR INSTRUMENTOS DE MEDIDA
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação do Professor Kirlene Salgado Fernandes Penna.
VILA VELHA FEVEREIRO – 2013
SUMÁRIO
PRÁTICA N°2: AVALIAR E CALIBRAR INSTRUMENTOS DE MEDIDA
INTRODUÇÃO Na prática de avaliar e calibrar instrumentos de medidas, os alunos terão a oportunidade de conhecer os equipamentos mais comuns utilizados no laboratório. A técnica de medição de volume de uma amostra depende do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular), como neste experimento será utilizado apenas agua deionizada, a forma da agua será igual a da vidraria. Algumas vidrarias serão usadas neste experimento, são elas: a proveta, o Becker e o Erlenmeyer, para que possam comportar certos volumes de água deionizada. Também a bureta, pipeta volumétrica e balões de fundo chato.
O uso de provetas é geralmente empregado para medir o volume aproximado dos líquidos e possui uma escala de volumes pouco rigorosa. A bureta contém uma escala graduada rigorosa, geralmente em cm3 (mL), e possui na extremidade inferior uma torneira de precisão para dispensa de volumes rigorosamente conhecidos em tarefas. A pipeta volumétrica mede um único volume, o que caracteriza sua precisão. Os