Rascunho Relatorio Lab
ENGENHARIA QUÍMICA
MOISES MAIA MATOS NETO
MAIRA ALVES DO VALLE
LUMA GREGORIO DA SILVA
VICTOR DE QUEIROZ PIRES
Prática n° 3 (27/02/2015):
AVALIAR E CALIBRAR INSTRUMENTOS DE MEDIDA
Disciplina: Laboratório de Química Geral
Professora: Adriana Canal das Virgens
VILA VELHA
DATA - 2015
MOISES MAIA MATOS NETO
MAIRA ALVES DO VALLE
LUMA GREGORIO DA SILVA
VICTOR DE QUEIROZ PIRES
AVALIAR E CALIBRAR OS INSTRUMENTOS DE MEDIDA
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química Geral sob orientação da Professora Adriana Canal das Virgens.
VILA VELHA MARÇO - 2015
INTRODUÇAO:
O presente trabalho é sobre, avaliação e calibração dos instrumentos de medida, mas concretamente tivemos a oportunidade de comparar volumetricamente e conhecer os mais utilizados tipos de vidraria. Para este experimento foram utilizados tais tipos de equipamentos:
A) Aparelhos calibrados para dar escoamento a quantidades variáveis de líquido.
B) Aparelhos calibrados para conter ou escoar apenas um determinado volume.
No primeiro experimento observamos a comparação entre proveta, béquer e erlenmeyer, no segundo comparamos bureta e pipeta volumétrica, no terceiro calibramos balões volumétricos de fundo chato. Fizemos a leitura das medidas com a parte inferior do menisco.
OBJETIVO:
Descobrir a precisão dos volumes das vidrarias após verificar o erro experimental.
MATERIAIS:
1 Béquer de 100ml, 1 erlenmeyer de 100ml, 1 proveta de 100ml, 1 bureta 50ml, pipeta volumétrica de 10ml, 2 Béquer de 25ml, 3 balões volumétricos de fundo chato de 100ml e água deionizada.
METODOS:
Foi proposto durante a aula prática de três experimentos no objetivo de realizar o controle de qualidade das vidrarias. No 1 experimento foram comparadas as vidrarias: béquer, erlenmeyer e proveta. Ja no 2 comparou-se a