relatorio de velocidade
O conhecimento e o estudo da velocidade das reações, além de ser muito importante em termos industriais, também está relacionado ao nosso dia-a-dia. Por exemplo, quando guar¬damos alimentos na geladeira para retardar sua decomposição ou usamos panela de pressão para aumentar a velocidade de cozimento dos alimentos. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas.
Dizemos que essas duas reações diferenciam-se entre si pela velocidade da reação. O que devemos observar não é apenas que as reações podem ter velocidades diferentes, mas que uma reação quando realizada em diferentes condições pode apresentar diferentes velocidades.
Neste relatório será citado o experimento referente a alguns fatores que afetam a velocidade de uma reação.
2 OBJETIVO
Determinar a velocidade de reação e descrever fatores que à afetam.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo. a A + b B → c C + d D
Reagentes→ Produtos
𝑉𝑟𝑒𝑎çã𝑜= 𝑉𝐴𝑎= 𝑉𝐵𝑏= 𝑉𝑐𝑐= 𝑉𝐷𝑑
A Lei da velocidade desta reação é:
Para uma reação genérica a A + b B → c C, temos a seguinte expressão da lei da velocidade: v = k [ A ]x x [ B ]y v = velocidade da reação k = constante da velocidade (a uma dada temperatura)
[ A ] e [ B ] = concentrações em mol/L dos reagentes x e y = expoentes determinados experimentalmente, denominados ordem da reação
Quando a reação ocorre numa única etapa, dizemos que se trata de uma reação elementar; nesse caso, os expoentes x e y correspondem aos coeficientes estequiométricos a e b.
Assim: v = k [ A ]a[ B ]b
• ordem da reação em relação a A = a
• ordem da reação em relação