Relatorio velocidade de uma reacao
ENGENHARIA QUÍMICA E BIOLÓGICA LABORATÓRIOS DE QUÍMICA II
ESTUDO DE VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO QUÍMICA
(Experiência nº 5)
REALIZADO EM 26-05-2014
INTRODUÇÃO
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial, onde as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Para que ocorra uma reação química é necessário que haja afinidade química entre as substâncias e colisões entre as moléculas dos reagentes que levem a quebra de suas ligações para formação de novas ligações.
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, pois elas dependem também de outros fatores como: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a pressão, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato. Mas neste experimento foca-se especialmente o efeito da concentração dos reagentes e da temperatura sobre a velocidade de reações químicas.
Concentração de reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação química. Essa propriedade está relacionada com o número de colisões entre as partículas. Temperatura: De um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. Podemos acelerar uma reação lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada, porque ocasionará o aumento do grau de agitação das moléculas, fazendo com que a reação ocorra mais rapidamente. [1]
O objetivo deste experimento é demonstrar alguns aspetos fundamentais da cinética de reações químicas, especialmente o efeito da concentração dos reagentes e da temperatura sobre a velocidade de reacões químicas.
RESUMO: Não existe uma velocidade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece em sua