Relatorio de trabalho exemplo
Argila
Objetivo do Trabalho
No inicio do segundo periodo continuamos a trabalhar com a argila, a unidade de trabalho que iniciamos no primeiro periodo.
Ao contrário do primeiro período, foi proposto pelo professor Filipe Pereira fazermos um objeto em barro (argila) que não tivesse formas retas em que seriamos nós a moldalo de maneira a criar algo criativo, aplicando corretamente os vários métodos de execução.
Introdução á Argila
A argila é formada pela alteração de rochas, como as que contêm feldspato. Pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos (precipícios) nas margens. Apresenta-se em diversas cores (branca, amarelada ou avermelhada).
As argilas possuem inúmeros usos inclusive medicinais. Pela sua plasticidade enquanto úmida e extrema dureza depois de cozida a mais de 800ºC, as argilas são empregadas na cerâmica para produzir vários artefatos, que vão desde tijolos até semicondutores utilizados em computadores.
Utensílios essenciais para realizar o trabalho:
Teques de arame: Servem para escavar ou esvaziar as peças maciças, ou seja, para extrair a argila em excesso, e também para alisar e nivelar as superfícies. Têm formas diversas, mas são constituídos por um cabo de madeira ou plástico e por ganchos metálicos nas duas extremidades.
Teques de madeira: São geralmente de madeira, mas também podem ser feios em ferro. São instrumentos essenciais, servindo para unir, retocar, alisar, ligar, polir, texturar, etc.
Garrote: é constituído por um arame com cabos de madeira. Serve para cortar grandes pedaços de barro.
Barbotina: Barbotina ou lambuge, a chamada “cola do barro” é argila misturada com água ficando em estado cremoso. É usada como veículo de colagem de peças.
Sacos de plático e panos: Como o trabalho é feito na escola, e é um trabalho prelongado temos de o guardar de maneira a que a argila não seque. Para isso, envolvemos o barro num pano úmido e depois fechamos dentro de um saco mantendo