Custos
A NBC n° 4.410/2013 trata da responsabilidade do profissional contratado para elaboração e apresentação das informações financeiras, o profissional que executa o trabalho de compilação deve manter controle de qualidade compatível com a NBC.
Referente ao Contrato de Mútuo é comum os sócios emprestarem dinheiro para a sociedade da qual fazem parte, ou vice versa, isto é, pegarem dinheiro concedido pela sociedade, ainda que essa não seja uma Instituição Financeira. Essas ações igualmente são bastante comuns entre as empresas coligadas e entre as controladoras e suas controladas.
Neste procedimento, discutiremos especificamente os pontos de vista contábeis associados às operações de mútuo entre empresas ligadas.
2. OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo ressaltar a importância do profissional responsável pela compilação das informações financeiras das entidades. Este deve aplicar seu conhecimento em contabilidade e em emissão de relatórios para auxiliar a administração na elaboração e apresentação das informações financeiras de acordo com a própria norma. Explicar também o funcionamento e aplicação do contrato de mútuo.
3. UTILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS DIFERENTES DE RELATÓRIOS FINANCEIROS
A estrutura de relatórios financeiros pode ser baseada desde uma simples base contábil específica da entidade até normas estabelecidas de relatórios financeiros.
O método e sua estrutura utilizada dependem da natureza da entidade.
4. EXEMPLO DE ESTRUTURAS DE RELATÓRIOSFINANCEIROS
Para ampla gama de usuários utiliza-se a "estrutura de relatórios financeiros para fins gerais".
Para usuário específico utiliza- se "estrutura de relatórios financeiros para fins especiais".
5. RELATÓRIOS FINANCEIROS PARA FINS GERAIS
Exemplos de estruturas de relatórios financeiros para fins gerais:
Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil. Entidades de capital aberto.
Normas