relatorio de semente
Campus Universitário de Alta Floresta
Departamento de Agronomia
Produção de Semente e Armazenamento
RELATÓRIO PRÁTICO 1
Acadêmicos:
– MT
11 de abril de 2014
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo analisar e conhecer os órgãos e estruturas das sementes de soja, milho, mamona, abobora e abacate, levando em consideração o tegumento, hilo, micrópila, rafe, endosperma, cotilédones e embrião dessas sementes descritas.
MATERIAIS UTILIZADOS
Foram realizadas observações das estruturas de seis tipos de sementes diferentes, sendo semente de Phaseolus vulgaris (feijão), Glycine max (soja), Zea mays (milho), Ricinus communis L. (mamona) , Curcubita maxima Duchesne (abobora) e Persea americana Miller (abacate). Os materiais usados foram, pinça, bisturi, lupa e caixa de gerbox.
PROCEDIMENTOS / METODOLOGIA
Para a analise das estruturas das sementes de feijão, primeiro foi observado à semente desarmada, em especial na região da curvatura menor, e assim notar a presença das três cicatrizes presentes na semente que são a rafe, hilo e a micrópila. Com o auxilio da lupa observou-se os detalhes. Remover o tegumento e observar a constituição da semente exalbuminada. Com a semente hidratada repete todo o procedimento observando todas as estruturas, rafe, hilo, micrópila, embrião, eixo radículo-caulicular e cotilédone. Este mesmo procedimento foi realizado com a semente de soja. Na analise das sementes de milho, primeiro observou a semente com todas as suas estruturas e em seguida fez um corte retirando o tegumento, onde verificou-se a posição de todas as estruturas constituintes da semente como cotilédone, endosperma e a camada negra. Para a semente de mamona, cortar a semente longitudinalmente, a primeira perpendicularmente à espessura menor, e a segunda perpendicular à espessura maior. E observar as estruturas que contém na semente