relatorio concreto
1. Introdução:
Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico. A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. A dosagem é o proporcionamento adequado dos materiais, como cimento, água, agregados, e eventualmente dos aditivos. O produto final, o concreto, deve atender os requisitos necessários tanto no estado fresco quanto endurecido. Estes requisitos devem ser obtidos para que a obra seja economicamente viável. A maneira de exprimir a composição do concreto é chamada de traço.
Por meio deste ensaio passaremos a conhecer as devidas proporções dos componentes do concreto para obtermos os resultados para definir assim a utilidade do concreto que estamos trabalhando, e o que podemos fazer para alterar suas características físicas e químicas (resistência, trabalhabilidade, plasticidade, permeabilidade, etc.), e com isso evitemos problemas com as construções em estivermos envolvidos.
2. Objetivos:
Obter um concreto que atenda certos requisitos pré-determinados, como por exemplo, uma boa trabalhabilidade no estado fresco, certa resistência no estado endurecido. Além disso, produzir uma mistura de concreto que satisfaça os requisitos de desempenho ao menor custo possível.
3. Materiais Utilizados:
Balança;
Prensa eletrônica;
Betoneira;
Cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água; Figura - agreagado graúdo Figura - cimento e balança
Figura - agregado miúdo e betoneira Figura - água
Figura - prensa