Relatório sementes florestais
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DO LABORATÓRIO DE SEMENTES (Adenanthera pavonina L.- Fabaceae)
Manaus
2011
GABRIELLA MARQUES DE OLIVEIRA - 21003052
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DO LABORATÓRIO DE SEMENTES (Adenanthera pavonina L.- Fabaceae)
Este relatório foi solicitado pelo Prof. Manoel de Jesus Vieira Lima Júnior, Ph D. para obtenção de nota parcial na disciplina de Sementes Florestais do curso de Engenharia Florestal - UFAM.
Manaus
2011
Sumário
Introdução 4 Adenanthera pavonina L 4
Objetivo Geral 6
Objetivo específico 6
Material e Métodos 7
Resultados e discussão 8
Conclusão 12
Referências Bibliográficas 13
Anexos 14
Introdução
Adenanthera pavonina L.
Nome científico: Adenanthera pavonina L., espécie pertencente à família Fabaceae, e subfamília Mimosoideae.
Nomes comuns: conhecida popularmente como tento-vermelho, Carolina ou olho-de-dragão, é uma leguminosa arbórea, originária da Índia e Malásia, encontrada em todo o litoral brasileiro. Sua utilização estende-se desde fins ornamentais, arborização de ruas e praças, para sombreamento, artesanato e medicamentos, sendo suas sementes e madeira utilizadas como fitoterápicos, no tratamento de infecções pulmonares e da oftalmia crônica.
Descrição Botânica: Árvore semidecídua, de aproximadamente 15-20 metros de altura, possui um crescimento rápido, sendo um bom dossel para plantas herbáceas, arbustivas e trepadeiras que não toleram altas intensidades luminosas (FONSECA & PERES, 2001). Fornece madeira escura, compacta, com veias onduladas e pequenos poros, usada em marcenaria de luxo. O tronco caracteriza-se por possuir uma casca parda e lisa enquanto que a ramagem é longa e esparsa formando uma copa aberta.
Floração e Frutificação: As inflorescências de pedúnculos longos, axilares ou terminais, em racemos curtos, com flores amarelas, formadas principalmente em março-abril. Os