Relatorio De Refino
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 6
4.1 MATERIAIS 6
4.2 METODOLOGIA EXPERIMENTAL 6
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
6 CONCLUSÃO 9
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
O processo de destilação. É utilizado desde tempos remotos, encontrando-se frequentemente relacionado com a alquimia. Embora os egípcios fossem os primeiros povos a construir utensílios semelhantes que são utilizados no sistema de destilação, cujos desenhos adornam um velho templo de Mênfis, foi da língua árabe que nasceram os termos alambique (“alambie”) e álcool (“al cóhol”) significando, o primeiro, vaso destilatório, e o segundo, embora querendo designar um pó muito duro à base de chumbo ou antimónio, exprime a ideia de ténue e subtil, significando vapores e destilação. (NOVAIS, 1993).
A destilação é o método de separação baseado no fenômeno de equilíbrio liquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura liquida, a destilação pode ser um método adequado para purifica-las, basta que tenham volatilidades relativamente diferentes entre si. A destilação atmosférica é normalmente a etapa inicial da transformação realizada em uma refinaria de petróleo, após dessalinização e pré-aquecimento.
No caso de misturas liquidas homogêneas (soluções ideais), a pressão total do vapor, a uma determinada temperatura, é igual à soma das pressões parciais de todos os componentes (Lei de Raoult), a composição de vapor da mistura em relação a cada componente depende também depende das pressões parciais, segundo a lei de Dalton, revela que, para uma mistura ideal, o componente mais volátil tem maior fração molar na fase vapor do que na fase liquida em qualquer temperatura. (CALLEN, 1985).
O processo de destilação está totalmente ligado a características dos fluidos e propriedades termodinâmicas dos mesmos visto que pressão de vapor, temperatura de ebulição que são parâmetros que estão