MUCOSA BUCAL RELAT RIO
CAMPUS DE PARNAÍBA
CURSO: BIOLOGIA
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
PROFESSOR DA DISCIPLINA: ROSANA AQUINO
Célula animal (célula da mucosa bucal)
Relatório de Aula Prática
Terezinha Portela Costa
Julho – 2014
1. Introdução
O epitélio é um tecido celular existente nos animais, formado por uma só ou várias camadas, que limita as superfícies externas e internas do corpo e que pela forma das células se podem distinguir em epitélio pavimentoso, cilíndrico e cúbico. O epitélio bucal é tal como o próprio nome indica o tecido animal que reveste a mucosa bucal, essencialmente caracterizado por apresentar células arredondadas ou alongadas que apresentam os bordos dobrados devido ao fato de não possuírem uma parede celular rígida como as células vegetais. (Lacerda, 2013)
Segundo Junqueira e Carneiro (2005), a célula é um pequeno elemento autônomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. As células dividem-se em dois grandes grupos: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas são organismos complexos que podem ser agrupadas em células animais ou células vegetais. As células eucarióticas animais possuem organelas similares aos das células eucarióticas vegetais, no entanto distinguem-se destas últimas devido á inexistência de parede celular, á existência de inúmeros vacúolos embora de dimensões inferiores aos da célula vegetal e ainda devido ao fato de possuírem centríolos que são organelas exclusivas deste tipo de célula.
A coloração é uma técnica importante em microscopia, pois permite evidenciar estruturas celulares pouco perceptíveis. Isto se torna viável visto que determinados constituintes celulares tendem a absorver certos corantes enquanto que outros não têm essa capacidade. Assim sendo, nesta atividade experimental utilizou-se a solução de azul metileno, um corante básico que atua preferencialmente sobre o núcleo corando-o de azul.
Os