Refino
Engenharia de Petróleo
Bárbara Marques
Beatriz Coelho
Bruno Viegas
Mônica Schweitzer
Priscila Vidal
Thais Almeida
Destilação Fracionada
Cabo Frio
2014
Bárbara Marques
Beatriz Coelho
Bruno Viegas
Mônica Schweitzer
Priscila Vidal
Thais Almeida
Destilação Fracionada
Relatório técnico apresentado como requisição parcial para composição da segunda avaliação da disciplina Refino de Petróleo do sétimo período da graduação de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá campus Cabo Frio.
Professor: Djalma Silva
Cabo Frio
2014
RESUMO
Refino, ou refinação ou ainda refinamento, é o processo de purificação de uma substância química obtida muitas vezes a partir de um recurso natural. O refino do petróleo constitui-se da série de beneficiamentos pelos quais passa o mineral bruto, para obtenção de produtos determinados.
Palavras-chave: Refino, Destilador, H2O.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 OBJETIVO GERAL 4
2.2 METODOLOGIA 4
2.3 MATERIAIS E VIDRARIAS 5
2.4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 5
2.5 RESULTADOS 6
3 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 6
4 ANEXO A - FOTO 7
5 REFERÊNCIA 7
1 INTRODUÇÃO
O refino consiste em transformar o produto “bruto” em substâncias simples. Refinar o petróleo é, portanto, separar as frações desejadas, processá-las e industrializá-las, transformando-as em produtos vendáveis. O objetivo inicial das operações na refinaria consiste em conhecer a composição do petróleo a destilar, pois são variáveis a constituição e o aspecto do petróleo bruto, segundo a formação geológica do terreno de onde é extraído. Na refinaria, o petróleo é recolhido aos tanques de armazenamento após ser transportado por via marítima ou terrestre e depois de ter percorrido, às vezes, milhares de quilômetros. Compete aos laboratórios a avaliação do