refino
Estudar a cadeia de suprimentos do petróleo envolve uma série de subsistemas que interagem entre si nos processos de exploração, transferência do petróleo para os terminais, armazenagem em tanques e transferência para as refinarias. Tais subsistemas devem ser estudados com um grau de detalhe de tal forma dando características aos mesmo afim de, buscar acomodar-se boas condições e principalmente as interferências que ocorrem dentro e entre cada um deles a fim de compor um projeto da cadeia de suprimentos.
O nosso foco principal será mostrar uma cadeia de suprimentos que envolva a armazenagem, em seguida o transporte para as refinarias e os produtos finais de todo o processo efetuado, que por sinal são muitos e a partir disto, iremos escolher três exemplos para serem abordados
Depois que é realizada a extração do petróleo, ele é transportado primeiramente aos portos de embarque. E para levar o petróleo são utilizados oleodutos e gasodutos, que são tubos subterrâneos que transportam, respectivamente, o óleo e o gás. Esses dutos podem ser terrestres (construídos em terra) ou submarinos (construídos no fundo do mar). Estão localizados em maior escala nas regiões costeiras ─ interligando as plataformas com terminais e estes entre si e as refinarias.
Grandes navios-tanques, conhecidos como petroleiros, também realizam esse transporte. Esses navios são chamados de superpetroleiros, em razão do seu gigantesco tamanho, com até 500 metros de comprimento e 70 metros de largura. Quando chegam aos terminais marítimos, novamente se utilizam os oleodutos, onde o petróleo é bombardeado até seu destino final.
O petróleo que é extraído dos poços, na terra ou no mar, é transportado - um porto especial para carga e descarga.