Relatorio de Quimica
Compreender e manipular os parâmetros que afetam as velocidades das reações químicas;
Desenvolver habilidades por meio do tratamento gráfico dos dados experimentais;
Reconhecer tendências e relações a partir de dados experimentais.
Introdução
Podemos perceber que as reações químicas que ocorrem ao nosso redor variam de velocidade, de instantâneas até aquelas que ocorrem tão lentamente que nem nos damos conta delas. A Cinética química é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas, que nos permitem levar a conclusões a respeito da maneira pela qual os átomos, íons ou moléculos interagem.
Procedimento
Estudaremos o efeito da concentração e da temperatura na reação Relógio de Iodo que ocorre em três etapas:
I. 3 HSO3- + IO3- → I- + 3 HSO4 Etapa lenta
II. IO3- + 5 I- + 6 H+ → 3 I2 + 3 H2O Etapa rápida
III. HSO3- + I2 + H2O → HSO4- + 2 I- + 2 H+ Etapa muito rápida
A primeira etapa (lenta) forma iodeto (I-) e hidrogenossulfato (HSO4-), sendo que o íon I- formado é consumido pelo iodato (IO3-) na segunda etapa (rápida), formando iodo (I2). Ainda existindo íons hidrogenossulfito – ou bissulfito - (HSO3-) na solução ocorre a terceira etapa (muito rápida), formando mais íons HSO4- e I-. No entanto, quando se esgota o íon hidrogenossulfito da solução, não mais ocorre a terceira etapa e, portanto, há o acúmulo de I2 que, juntamente com o amido presente na solução, forma um complexo azul escuro indicando o final da reação.
a. Em um tubo de ensaio limpo e seco, colocar X mL de uma solução de KIO3 e 10-X mL de água destilada (veja a Tabela abaixo).
b. Em um segundo tubo de ensaio, colocar 10 mL de solução de NaHSO3 (a solução já contém o amido usado como indicador).
c. Misturar rapidamente em um béquer de 100 mL as duas soluções, marcando o tempo decorrido do início da reação até seu término (quando irá ocorrer a formação