motor monofásico
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho foi realizar uma busca por documentos relacionados a motores, mais especificamente com foco em motores monofásicos, a fim de aprofundar os conhecimentos na área, bem como de identificar suas principais características construtivas, funções, tipos e campos de aplicação.
Ainda, com base nos documentos levantados realizamos comparações com motores trifásicos de modo a identificar diferenças e destacar as vantagens e desvantagens da utilização dos motores monofásicos.
1. MOTORES
Inicialmente, cabe definir que motores são dispositivos que tem como finalidade converter variadas formas de energia, como por exemplo, elétrica e termodinâmica (combustão interna), em energia mecânica, com poucas perdas, de forma a proporcionar movimento a um sistema.
Os tipos de motores mais conhecidos e utilizados em nosso cotidiano são os motores de combustão interna, utilizados na grande maioria dos veículos, e os motores elétricos, os quais estão presentes em praticamente todos dispositivos elétricos que se movem. A utilização dos motores elétricos possibilitou o avanço da tecnologia e das indústrias até como é conhecido atualmente.
1.1. MOTORES ELÉTRICOS
Os motores elétricos, em geral, possuem estruturas construtivas simples, o fato da fonte de alimentação ser a eletricidade torna sua utilização relativamente de baixo custo, fácil de controlar e praticamente não poluente.
Existem dois tipos de motores elétricos com relação à fonte de energia, os motores acionados por corrente contínua e os motores acionados por corrente alternada.
Os motores de corrente contínua, como o próprio nome indica, utilizam fontes de corrente contínua ou, alternativamente, fontes de corrente alternada com um circuito retificador para converter a corrente em contínua. No entanto, esse tipo de motor, geralmente, apresenta maiores custos devido a essa necessidade de conversão de corrente, fazendo com que seja praticado apenas