Brinquedoteca
O Objetivo deste trabalho é mostrar qual a relação que os professores, os pais, os alunos trabalhadores e a escola possuem sobre a inclusão dos saberes do trabalho no currículo.
2- Desenvolvimento
A necessidade de melhorar a aprendizagem na escola e enraizar o aluno na sua respectiva cultural levou a transformação do currículo, pois ficou bem claro que os currículos sabem pouco sobre crianças, jovens e também sobre os saberes da docência como função social e o trabalho. SAVIANI (1989) afirma que o trabalho pode ser considerado como princípio educativo em três sentidos diversos, mas articulados entre si. Num primeiro sentido, o trabalho é princípio educativo na medida em que determina pelo grau de desenvolvimento social atingido historicamente, o modo de ser da educação em seu conjunto. E um segundo sentido, o trabalho é princípio educativo na medida em que coloca exigências específicas que o processo educativo deve preencher, em vista da participação direta dos membros da sociedade no trabalho socialmente produtivo. Num terceiro sentido, à medida que determina a educação como uma modalidade específica e diferenciada de trabalho: o trabalho pedagógico (SAVIANI, 1989, pp. 1-2). Portanto, O trabalho pode ser estruturante da relação homem-natureza, da produção cultural, das ciências, das artes e das letras e no princípio educativo.
3- Considerações finais
Podemos concluir então que, se não se pode ignorar a importância da educação como pressuposto para enfrentar o mundo do trabalho, não se pode reduzir o direito à educação, por isso é necessário preparar os docentes e educandos para fazer esse exercício de entender e se enriquecer com os saberes das situações de trabalho que vivem e viverão é um papel que cabe aos cursos de formação de educadores e docentes.