Motores Monofásicos
PROFESSOR CARLOS TANAKA
MOTORES MONOFÁSICOS
Marcos Vinicius Pires Gusmão 10120354
Paulo Simplício Braga 10122833
“PROJETO SUBMETIDO A AVALIAÇÃO DO PROFESSOR CARLOS TANAKA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE ENGENHEIRO ELETRICISTA”
São Paulo
2013
Sumário
Capitulo 1 - Introdução Os motores monofásicos são assim chamados, pois alimentam-se de apenas uma fase (CA) e pode-se dizer que são elaborados para alimentar cargas com pouca demanda de Potência. Os motores monofásicos de indução são bastante versáteis dentro de suas aplicações e variam, entre si, basicamente pelo modo como são iniciados, ou seja, pelo modo como é dada a partida. Os motores monofásicos são, em geral, utilizados em máquinas de pequeno porte, devido sua arquitetura.
Capitulo 2 – Conceituando os Motores Monofásicos Entende-se como motor monofásico aqueles onde os enrolamentos de campo da bobina estão ligadas a uma única fonte de corrente (uma única fase). A demanda de carga deste motor, pode muitas vezes, ser comparada a de motores com mais de uma fase. Quando são de corrente alternada (CA), os motores monofásicos podem até mesmo ser utilizados para alguns equipamentos pesados como elevadores e máquinas que demandam de grande tração. Assim, pode-se afirmar que ele atinge, dependendo de sua arquitetura e uso, vários HPs. Sumarizando, o motor de apenas uma fase surge como alternativa aos motores polifásicos, em lugares onde a aplicação destes motores com mais de uma fase não é possível ou até mesmo é inviável.
2.1 - Família de Motores Monofásicos Uma vez que os motores monofásicos têm apenas uma fase de alimentação, eles não possuem o campo girante, característico dos motores com mais de uma fase. Devido a ausência deste campo girante, o motor de apenas uma