Medidas exactas e aproximadas de volumes
1.Experiencia I (realizada no dia 01 ̸ 10 ̸ 2013): Medidas aproximadas e exactas de volumes.
2.Objectivos
2.1. Geral:
Conhecer as medidas aproximadas e exactas de volumes.
2.2. Específicos:
Identificar os volumes exactos e precisos da água em diferentes materiais (proveta, bequer, balão de erlenmeyer);
Analisar os resultados em cada material;
Fazer análise estatística dos dados obtidos.
3. Resumo
Esta aula prática teve a finalidade de, a partir dos experimentos expor uma determinada análise e a partir dessa medição extrair dados como possíveis e eventuais erros que podem acarretar sérios problemas em um experimento no controle da transferência de água medida, na bureta, proveta, erlenmeyer e bequer. E fazer o tratamento dos dados obtidos em cada experimento no ponto de vista estatístico.
Palavras- Chave: Medidas aproximadas; Volumes; Analise estatística de dados; precisão e exactidão.
4. Introdução
Medida é uma aproximação, melhor ou pior, do verdadeiro valor da quantidade medida. Esta deve não só conter o valor numérico estimado, mas também a incerteza associada e a unidade respectiva, quando a tem. A medida é o resultado da medição e a medição é uma operação que compara o valor de uma dada grandeza com a respectiva unidade padrão. As medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão, são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
Toda medida é afectada por um erro; as fontes de incerteza são o aparelho utilizado, o objecto e/ou o operador, isto é em cada aparelho de medição contem uma margem de erro, e esta margem de erro pode ser alterada diminuindo ou aumentando na medida que vai se efectuando a experiencia