Relatorio de quimica organica destilação simples
A destilação simples é o processo de separação de mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador. O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.
Objetivos
Comprovar o metodo de separação de duas ou mais substancias pelo o ponto de ebulição. Objetivo geral fazer a separação, da destilação simples, de uma solução. Observando as diferenças de temperatura no momento inicial da ebulição da solução e fazendo o acompanhamento com anotações das mudanças de temperatura.
Objetivos específicos testar a compreensão e execução da montagem do destilador com todas as suas partes devidamente encaixadas e testadas pelos membros do grupo; executar a montagem de um gráfico baseado nas anotações de temperatura do ponto inicial de ebulição da solução e dos pontos consequentes.
Importância
Este trabalho tem uma grande importância porque aprendemos muito com ele, tem um conteúdo muito interessante pra mim como estudade na disciplina de química, mas conhecimentos aproivetados por meio deste, aprender o que é a destição e quantos tipos de destilação é estuados, também aprendemos como é feita a separação de misturas homogênia, e também aprendemos muito sobre a destilação simples, como se efecta, como se realiza, quais os procedimentos, quais os objectivos, etc.
Processo de destilação
A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são