relatorio de Piaget
Cada estágio tem como base o conhecimento adquirido na etapa anterior, cada uma dessas quatro fases correspondem às idades das crianças e incluem: sensório-motor, pré-operacional, concreto operacional e operacional formal. A criança começa a pensar em palavras e desenvolver a linguagem, marcando, assim, o fim do período sensório-motor e início da fase pré-operacional. Aqui vamos focar nas características da teoria de Piaget diretamente relacionada com a fase pré-operacional. Estas características são: egocentrismo, centração, a ausência de reversibilidade e a inabilidade de acompanhar transformações.
O estágio pré-operacional ocorre a partir de 2 anos a 7 anos de idade. Caracteriza-se pela ideia de que as crianças usam símbolos para representar as suas descobertas. O pensamento lógico ainda não está presente, as crianças não podem racionalizar, ou entender, as ideias mais complexas. As crianças nesta fase são muito egocêntricas, ou seja, eles se concentram em si mesmas, em vez de outros.
”O pensamento pré-operacional não é mais um pensamento preso aos eventos perceptivos e motores. Agora ele pode chegar ao nível da representação, e as sequências de comportamento, em vez de serem apenas executadas no plano das situações físicas, reais, podem ser também mentalmente elaboradas. Mesmo assim, a percepção ainda domina o raciocínio.” (WADSWORTH, )
Durante esta fase, que dura até cerca dos sete anos de idade, as crianças são capazes de muitos feitos que não podiam realizar no estágio anterior. Até o final desta fase, as