Relatorio Provas Operatorias Piaget
A prova operatória escolhida para aplicar foi a de conservação de massa e volume. Os materiais utilizados para realização das provas foram: dois copos de tamanhos diferentes, porém com a mesma capacidade para volume, e massinhas para modelar.
Com os copos foi feita a prova de conservação de volume, que era colocado água em um dos copos e passado para o outro, sendo que estes havia a mesma capacidade para reter o liquido só que eram de tamanhos diferentes. Então era feita a seguinte pergunta para a criança: em qual copo tem mais água?
A segunda prova realizada foi feita com massinha de modelar, eram feitas bolinhas e salsicha, sendo que eram da mesma cor e tinham a mesma quantidade de massa e era feita a seguinte pergunta para a criança: qual tem mais massinha?
Aplicação das provas
Criança 1: Larrony – 05 anos
Conservação de volume
Sua resposta para essa prova foi que o copo maior havia mais água e não soube responder o por que.
Na prova com as massinhas, respondeu que a massinha em formato de salsicha continha maior massa, e também não soube responder o por que.
Essa criança está na fase pré operatória e pode-se notar que ela não teve interesse, nem preocupação em responder corretamente. Isto é uma reação que Piaget indica como não importismo, que a criança não faz nenhum esforço de adaptação e responde qualquer coisa.
Criança 2: Samanta – 06 anos
Na prova de conservação de volume ela relatou que no copo maior havia mais água e justificou apenas que no copo maior continha mais água.
Na prova de conservação de massa ela disse que o formato de salsicha continha mais massa e justificou que a salsicha era mais magra, por isso havia mais massa.
Essa criança pode-se encaixar no estagio pré operatório, e sua reação na crença desencadeado, onde buscou em seus próprios recursos responder as perguntas.
Criança 3: Giovana – 07 anos
Na prova de conservação de volume, ela respondeu que no copo havia mais água, pois era maior que a taça.
A prova