Relatorio de pesquisa
Objetivo da Unidade : Apresentar a Literatura como uma proposta de interdisciplinaridade no processo ensino- aprendizagem da Matemática.
O prazer de ler e de entender o que leu. Conseguir relacionar o que leu com o seu cotidiano, o seu mundo. Trazer para a realidade as palavras do autor. Entender que o Português, a Literatura e a Matemática são disciplinas que estão intimamente relacionadas, afinal todas dependem da linguagem para se concretizar, ainda que a linguagem seja diversificada: dos sinais, escrita, oral, simbólica. Romper a distância entre essas disciplinas e ensinar e aprender Matemática lendo Monteiro Lobato.
Isso é possível?
Com toda a certeza, podemos afirmar que SIM! Basta termos disposição para trabalhar interdisciplinarmente. Para tanto, precisamos chamar atenção para a definição de termos (literatura, interdisciplinaridade, sequência didática) e as tendências do uso desses termos aplicados à Educação Matemática.
O que é literatura?
Primeiramente, é salutar que retiremos o ranço da palavra literatura, ou seja, é costumeiro sentir um peso, um desgosto quando essa palavra é dita. Em sala de aula então significa sacrifício, dificuldade, atividade que gera antipatia. Esse contágio de relação da palavra literatura com algo desagradável, para inúmeras pessoas, foi provocado pela escola. Exatamente pelo uso inadequado da literatura em sala de aula. Em muitas aulas, para ocupar espaço de tempo ocioso,professores exigiam a leitura de textos difíceis e longos, sem contextualiza – los, nem comenta – los e chamavam esse momento inadequadamente, de literário. Além disso, quantas obras de nossa literatura brasileira ficaram reduzidas a resumos de apostilas de cursos preparatórios para o vestibular? Resumos estes que acabam por substituir a leitura do livro original, quando mantemos contato com as exímias descrições e narrações de, por exemplo, José de Alencar, Machado de Assis, por um simples contato com o que alguém entendeu