Gestão de qualidade
FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE
[pic]
CURSO: LOGÍSTICA
TURMA: TARDE
DISCIPLINA: Gestão de Qualidade
PROFESSOR: Luís Sasaki
09/2012
Utilização das ferramentas Qualitativa/ Produtiva no setor Logístico
Aluno:
Sandra Quaresma Silva de Freitas
Introdução
Dentro de uma Organização a Qualidade e a Produtividade na prestação de produtos ou serviços devem ser prioritárias, já que é a porta de entrada de novos negócios e o cartão de visita.
As Ferramentas de Qualidade são utilizadas para mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no desenvolvimento dos processos das Organizações.
Para manter uma qualidade total toda Organização deve estar aberta as novas ferramentas que o mercado oferece, além de um treinamento continuo com seus colaboradores.
1 - Gerenciamento da Qualidade Total – TQM
A preocupação com a qualidade de produtos ou serviços prestados não e recente, já era uma preocupação na época da produção artesanal.
O interesse principal era e continua a ser atender as necessidades e anseios do consumidor no prazo certo e com qualidade. Com o desenvolvimento de novos modelos gerenciais a qualidade foi sendo focalizada no processo produtivo através de técnicas estatísticas, dando origem ao modelo gerencial de Controle da Qualidade Total (TQC).
Esse modelo gerenciamento identifica, orienta e soluciona todas as questões relacionadas à satisfação do seu cliente utilizando uma serie de ferramentas.
Embora algumas das técnicas já fossem conhecidas há algum tempo, a Kaoru Ishikawa organizou as sete ferramentas especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade.
Para Ishikawa (1993), “praticar um bom controle de qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade: mais econômico, mais útil sempre satisfatório para o consumidor, através da participação de todos os departamento