Matematica financeira
A partir de 1980, motivado por sucessivos erros políticos e econômicos do governo brasileiro, o país entra num ritmo vertiginoso de alta na inflação, que atinge seu pico em 1990, quando é eleito o primeiro presidente por voto popular, Fernando Color.
Tendo subido no poder com o apoio de quase toda a nação a economia reage bem ao novo presidente. A inflação praticamente para diante dos novos planos do governo. O que ninguém sabia era que entre os planos estava o de enxugar as moedas que estavam a mais no mercado, pois o papel já estava bastante desvalorizado.
Após a execução do enxuga, a população se revoltou contra Collor, pois o dinheiro retirado foi o da poupança dos cidadãos.
Após uma ligeira alta na inflação depois da queda brusca de 1990 a 1991, de um presidente tendo sofrido Impeachment em 1992 e um novo plano econômico aprovado em 1994, o país finalmente atinge a estabilidade que tanto sonhava com o recente aprovado plano Real.
De 1994 a 2009 a maior turbulência inflacionária, segundo o governo, ocorreu entre 2002 e 2003, quando os EUA entrou numa grave crise econômica arrastando o resto do mundo consigo.
Correção monetária
Correção Monetária é o nome que se dá no Brasil para os ajustes contábeis e financeiros, realizados com o intuito de se demonstrar os preços de aquisição em moeda em circulação no país (atualmente o Real), em relação ao valor de outras moedas (ajuste cambial) ou índices de inflação ou cotação do mercado financeiro (atualização monetária propriamente dita).
Em Economia é também chamado de "Atualização Monetária", ou seja, um ajuste feito periodicamente de certos valores na economia tendo em base o valor da inflação de um período, objetivando compensar a perda de valor da moeda.
1 Moeda
Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu