Relatorio de microbiologia
Profa. Dra. Daniela Cristina de Macedo Vieira
Campos Gerais – MGMarço/2013 |
Método de Coloração Diferencial de Gram
Introdução
A técnica de Gram é um método de coloração de bactérias que foi desenvolvida no final do século XIX por Hans Christian Joachim Gram, em 1884, e que consiste no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com o reagente cristal violeta, lugol, álcool-acetona e fucsina. Essa técnica permite a separação de amostras bacterianas em Gram-positivas e Gram-negativas e a determinação da morfologia e do tamanho das amostras analisadas. É um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias. A técnica tem importância clínica uma vez que muitas das bactérias associadas a infecções são prontamente observadas e caracterizadas como Gram-positivas ou Gram-negativas..
Objetivo
Confeccionar uma lâmina e observar a forma, o arranjo e o comportamento da célula frente ao método de Gram. Classificar as bactérias em Gram-positivo e Gram-negativo.
Materiais
* Lamina; * Alça de platina; * Bico de Bunsen; * Colônia de bactérias (Staphylococcus aureus , Streptococcus pyogenes , Proteus mirabilis.); * Corantes (Cristal Violeta, Lugol, Álcool-acetona, Fucsina); * Microscópico.
Métodos
* Com a alça de platina devidamente esterilizada tocou-se levemente na superfície da colônia e depositou-se sobre a lamina, realizando-se os esfregaço. * Passou-se o esfregaço na chama do bico de Bunsen três vezes a fim de fixar o material. * Posteriormente cobriu-se o esfregaço seco com o corante cristal violeta deixando secar por um minuto, escorreu-se o excesso. * Em