Relatorio de Microbiologia
Até cerca de 1880 os microrganismos eram cultivados em meios líquidos, quando Robert Koch e sua equipe introduziram os meios de cultura sólidos, os quais permitiram o estudo de espécies isoladas (culturas puras), separando-as de espécies contaminantes, (Bossolan, 2002).
Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Tendo em vista a ampla diversidade metabólica dos microrganismos, existem vários tipos de meios de cultura para satisfazerem as variadas exigências nutricionais. Além dos nutrientes é preciso fornecer condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos microrganismos, tais como pH, pressão osmótica, humidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, microaeróbia ou anaeróbia), dentre outras, (Bossolan, 2002).
Na preparação dos meios e na manutenção das culturas de microrganismos é importante observar as necessárias condições de assepsia, de modo a se evitarem contaminações com outros microrganismos. Os meios de cultura dividem-se primeiramente em meios sólidos, aqueles que contêm agar, e meios líquidos, sem agar. Ambos os meios são preparados com água destilada, aquecidos até que se dissolvam completamente e posteriormente esterilizados por autoclavagem a 121ºC, (Seeley, et al, 1991).
2.Objectivos
2.1.Objectivo Geral
Preparar o meio de Cultura com solução Agar Batata;
2.2.Objectivos Específicos
Cozer ou ferver os balões contendo os meios de cultura;
Esterilizar os balões com as preparações dos meios de cultura;
Distribuir a solução do Agar nas placas de Petri;
Identificar as placas e conservar em frigorífico.
3.Parte Experimental
3.1.Materiais/Reagentes
Balão de Erlenmyer contendo o meio de cultura Agar Batata;
Placas de Petri;
Aquecedor;
Panela de Pressão;
Banho-maria;
Lamparina;
Fosforo;
Fita-cola;
Marcador;
Pipeta com capacidade para 10 ml;