Relatorio de medidas com resistores
Comunicações Ópticas
Aluna: Joana Serafim da Silva Nº:13
Escola Técnica Estadual Ferreira Viana
Professor: Vanir Lino Turma:3141
FIBER TO THE HOME – FTTH
* Introdução
A rede FTTH (Fiber-to-the-Home - Fibra para o lar), é apontada como uma das principais tecnologias adotadas pelo mercado no futuro, já que essa permite a oferta de diversos serviços através da sua grande largura de banda, como os serviços de vídeo, dados e voz. O fornecimento do sinal em FTTH se dá através de uma rede composta exclusivamente por uma fibra óptica, esta que interliga a residência do usuário a uma determinada central de responsabilidade de uma operadora de serviços de telecomunicações, fazendo substituições de cabos de cobre e cabos coaxiais.
* Descrição de tecnologia e componentes
As redes ópticas ganham seu papel de destaque a partir de seus modelos de transmissão estruturados, unindo a alta faixa de transferência de dados com o alto desempenho das fibras ópticas e possibilitando uma diminuição de preço, tanto na instalação, na manutenção quanto na expansão da rede de comunicação. A partir dessas características se obtém as:
Redes Ópticas Passivas – Estas na qual a promessa de evolução tecnológica se baseia no fato de poderem aproveitar bases de cabos coaxiais, previamente instalados, viabilizando assim, tanto em termos de custo quanto em termos de mão-de-obra, nas redes de acesso. Por esses motivos a rede PON (Redes Ópticas Passivas) vem apresentando um crescimento de serviços, já que não exige aumento no número de componentes ativos na rede. A rede de fibra óptica tem em sua composição física, de um lado o assinante e na outra ponta, a operadora de serviços, assim representada: * Terminal de linha óptica (OLT) * Unidade de rede óptica (ONT) * Rede de distribuição óptica (ODN)
Onde a OLT, que é responsável pelo gerenciamento, desenvolvimento e pela existência da interface e todos os outros aspectos da rede,