Aspectostecnicos
EM CUMPRIMENTO ÁS NORMAS ESTABELECIDAS PELA ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) OS DESMONTES REALIZADOS EM PEDREIRAS DEVEM SER CONDUZIDOS COM A MÁXIMA SEGURANÇA E SUFICIENTE PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTE.
VÁRIOS FATORES DEVEM SER OBSERVADOS COM O OBJETIVO ÚNICO DE COMPATIBILIZAR A COEXISTÊNCIA DESSAS INDÚSTRIAS EXTRATIVAS COM O MEIO AMBIENTE, SITUANDO OS EFEITOS SECUNDÁRIOS DENTRO DOS LIMITES ACEITÁVEIS PELA ATUAL LEGISLAÇÃO.
1. RESPONSABILIDADE TÉCNICA
TODAS E QUAISQUER OPERAÇÕES LEGADAS AOS DESMONTES PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS DEVEM TER A ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE TÉCNICOS DE COMPETÊNCIA E CAPACIDADE RECONHECIDA E LEGALMENTE HABILITADOS.
2. RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS
EM UM DESMONTE DE ROCHA COM A UTILIZAÇÃO DE EXPLOSIVOS, PODEMOS IDENTIFICAR OS SEGUINTES EFEITOS SECUNDÁRIOS INDESEJÁVEIS:
A) ULTRALANÇAMENTO: LANÇAMENTO MUITO ALÉM DO LOCAL RESERVADO Á FORMAÇÃO DA PILHA DE ROCHA FRAGMENTADA.
B) MOVIMENTO VIBRATÓRIO EXCESSIVO DO TERRENO CIRCUNVIZINHO, DEVIDO Á PROPAGAÇÃO DE ONDAS SÍSMICAS.
C) ONDAS DE CHOQUE OU SOBREPRESSÃO EXCESSIVA TRANSMITIDA PELO AR.
D) ONDE DE CHOQUE TRANSMITIDA PELA ÁGUA (LENÇOL FREÁTICO).
E) FRAGMENTAÇÃO OU CRIAÇÃO DE FRATURAS NA ROCHA VIZINHA Á ÁREA DETONADA.
UM DESMONTE SERÁ TANTO MAIS EFICIENTE QUANTO MAIS ENERGIA DO EXPLOSIVO FOR USADA NOS SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS, OU SEJA, O DA FRAGMENTAÇÃO E DA FORMAÇÃO DA PILHA DE ROCHAS ADEQUADAS.
TODOS OS OUTROS EFEITOS DEVEM SER MINIMIZADOS SOB PENA DE REALIZAR-SE UM DESMONTE SEM MÁXIMO APROVEITAMENTO DA ENERGIA DISPONÍVEL
I- ULTRALANÇAMENTO DE FRAGMENTOS
ALGUNS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS, TAIS COMO:
a) TAMPONAMENTO: UM TAMPÃO DEFICIENTEMENTE EXECUTADO E/OU DIMENSIONADO, PODE OCASIONAR ARREMESSOS E DANOS, COMO O CASO DO TIRO DE CANHÃO OU (BLOWN – OUT) TENDENDO A ARRANCAR PEDRAS DA SUPERFÍCIE.
NAS FURAÇÕES INCLINADAS, O VOLUME DE ROCHA EM