Relatorio De Laboratorio 1
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA:
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)
1. Introdução
O movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. Ele pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencial ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Sendo assim, podemos dizer que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempos iguais. No MRUV a aceleração média é exatamente igual a sua aceleração instantânea.
Figura 1 - Na primeira imagem o carro está em MRUV acelerado (aceleração positiva), na segunda o caminhão está em MRUV retardado (aceleração negativa) e na última imagem a bicicleta está em MRU (aceleração nula), ou seja, a velocidade não varia como nas primeiras.
Assim, podemos escrever a função da velocidade em relação ao tempo:
Essa é uma função linear, portanto sua representação em um gráfico de velocidade versus tempo é uma reta. A área entre essa reta e o eixo do tempo, em um intervalo temporal é o valor da distância percorrida nesse intervalo. O coeficiente angular dessa reta em relação ao eixo do tempo é o valor da aceleração.
Para se encontrar a função da posição em relação ao tempo, usa-se a seguinte equação:
Essa nova função é quadrática representando uma parábola no gráfico espaço versus tempo. A velocidade no instante é igual ao coeficiente angular da reta tangente à parábola no ponto correspondente a .
O objetivo deste experimento foi rever os conceitos básicos de movimentos unidimensionais, tais como: posição, velocidade e aceleração. Obter a dependência da posição em função do tempo do movimento MRUV e traçar diferentes gráficos das variáveis e interpretá-los.
2. Materiais
A seguir temos os materiais utilizados durante o