Relatorio laboratorio de fenomenos 1
CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
UNIDADE BENTO GONÇALVES
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS
Prof. Rogério Thum
FELIPPE GEORGE GATTI GOMES
RELATÓRIO EXPERIMENTAL 4
Transferência de Calor
BENTO GONÇALVES
2011 1. Introdução
A condutividade térmica κ quantifica a habilidade dos materiais de conduzir calor. Materiais com alta condutividade térmica conduzem calor de forma mais rápida que os materiais com baixa condutividade térmica. Desta maneira, materiais de com alta condutividade térmica são utilizados como dissipadores de calor e materiais de baixa condutividade térmica são utilizados como isolamentos térmicos. Para visualizar essa propriedade realizou-se um experimento sobre a condutividade térmica do alumínio no dia vinte e cinco de outubro de dois mil e onze, no laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na cidade de Bento Gonçalves, no qual teve como objetivo observar o diferente fluxo de condução de calor em dois dissipadores diferentes em diferentes temperaturas, a massa de vaporização e a massa de fusão nos sistemas.
2. Referencial teórico O estudo de transferência de calor pode ser considerado como uma continuidade do estudo da termodinâmica, sendo que esta última está apenas interessada nos estágios iniciais e finais das interações das trocas de energia de um sistema com sua vizinhança (trabalho e calor). Enquanto no estudo de transferência de calor são vistos os modos e suas respectivas taxas. Sempre que houver um gradiente de temperatura em um meio, ou entre meios, haverá transferência de calor, que consiste no fluxo de energia térmica da maior para a menor temperatura, por três modos: condução; convecção; e radiação.
[pic]
CONDUTORES TERMICOS: São aqueles que possuem elevado coeficiente de condutibilidade térmica. Ou seja, são materiais que conduzem calor com facilidade. Ex.: Os metais são excelentes