relatorio de fisica experimental 2 - ondas
27 de março de 2014
Experimento 2
Ondas
Introdução teórica
Uma onda é uma perturbação que atravessa o espaço e a matéria. Esse fenômeno é acompanhado de um transporte de energia, no entanto sem apresentar um transporte significativo de matéria. As ondas são divididas em eletromagnéticas, que não necessitam de um meio material de propagação, e mecânicas, que se propagam a través da matéria.
As ondas estão presentes em muitas situações de nosso diaadia. De fato, tanto nosso ouvido quanto os nossos olhos são meramente instrumentos de deteccção de ondas – mecânicas (vibrações do ar) no primeiro caso, eletromagnéticas (sob forma de luz) no segundo. Uma onda é caracterizadas por três grandezas relacionadas: sua frequência, sua velocidade de propagação e seu comprimento de onda.
Neste experimento, é observada a propagação de uma onda mecânica transversal em uma corda elástica tensionada.
Por meio desse experimento e de sua interpretação matemática, são observadas as relações entre os parâmetros fundamentais que definem as ondas –a velocidade, frequência e comprimento de onda– com a tensão aplicada na corda e com a sua densidade linear.
Estes parametros fundamentais estão relacionados da seguinte forma: v = λf , kλ = 2π e ω = 2πf sendo v velocidade, λ comprimento de onda, T periodo, ω frequência angular, k numero de onda e f frequência.
Além disso a velocidade de uma onda em uma corda tensionada pode ser calculada através da relação v = τμ , onde τ é a tensão sobre a corda e μ a densidade linear da corda.
√
Objetivo
Estudar ondas em uma corda. Deteminar a velocidade de propagação na corda, determinar as frequẽncias dos harmõnicos.
Material
01 Excitador de ondas PASCO (WA9857)
01 Gerador de ondas senoidais PASCO (WA9867)
01 Balança de precisão